"PORQUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO" (Caetano Veloso).

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CRÔNICA DO DIA.

É DE METER MEDO

Há cerca de três décadas – e isso nem é tanto – porco não assustava ninguém. Para assustar criança desobediente os adultos armavam o que podiam. No sítio, lideravam assombrações e lobisomem. Deus o livre de acordar de noite com um vulto aos pés da cama e além, que Deus o proteja de topar com o cachorrão gigante – feições de gente – que rouba os recém-nascidos para comer sob a lua cheia. Ave, que isso fazia gente urinar nas calças. Havia também o homem da perua-kombi, o que roubava crianças e as levava para lugar ignorado, distante dos pais...

A gente cresce e descobre que boa parte desses medos se esvai com a idade. Desaparecem para dar lugar a outros. Assustar criança daquele tempo com H1N1 só professora de matemática; expressões numéricas, equações inacessíveis. E porco? Porco só preocupava quando estava recém-parido (no caso, a porca). Hoje não! Hoje o lobisomem espreita o banco 24 horas; trabuco na cintura. O sujeito da kombi não leva somente crianças (diversificou, e não fica mais com a coitada, pede dinheiro em troca), e a assombração foi eleita ao senado. Usa terno, bravata e bigodão.

O mundo está louco. Vou comprar uma passagem só de ida para a infância. Lá me associo ao lobisomem e ao homem da perua (devem estar aposentados). Vamos assombrar festa infantil, fazer transporte escolar e montar suinocultura financiada pelo BNDES. (Que os juros estão bons!).

Nenhum comentário: