"PORQUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO" (Caetano Veloso).

terça-feira, 3 de agosto de 2010

POEMAS RECÉM-NASCIDOS


A ADMOESTAÇÃO PELO CHICOTE

Venha ver-me agora
Momento em que o mistério me coagula
O sangue nas artérias.
A voz forjada
Retine em circunstâncias de fogo
Palavras capazes de queimar.

Venha achegar-se de mim
Antes que o mel da virtude
Me ponha cáries no espírito
E eu lhe perca os dentes.
A ferocidade
Em prótese se torne.

Venha provar do leite
Meu alimento.
Do pó de vidro que o adoça,
Faz da garganta espelho
E da úvula
Pêndulo de cristal.

Venha escutar-me a canção
Do martelo sobre a alma
Vibrando-lhe a espinha tênue.
Ouvir rangerem-lhe as vértebras
Quando angústias se instalam
E hérnias querem ser.

Venha testemunhar-me
A rendição.

Sou um serviçal da poesia
E lambo o chão
Onde ela cospe.
Cheiro suas peças íntimas ainda mornas,
Lavo-lhe os pés com olhos baixos,
Tomo de seu prato
Os restos, e me farto,
Profundamente agradecido.

Sou-lhe submisso
Operário de seu aborto.
Pajem de seus filhos rejeitados.
Corto-lhes e enterro sob as rosas o cordão umbilical.
Banho-os com saliva e lágrimas.
Embalo-os e canto até que durmam
E eles dormem
Tendo minha pele como cobertor.

Eu sou um poeta escravo
E o sacerdócio dos poetas
É sangrar
Enquanto a poesia os chicoteia.

Sem um gemido sequer.



4 comentários:

Neuzza Pinheiro disse...

Pedro Juan Gutiérrez, um escritor cubano, diz que só uma arte irritada, violenta, atormentada, cheia de pesadelos e desespero, pode nos mostrar a outra face do mundo. Você abrindo os pulsos da palavra, Agnaldo.
grande beijo!

Eliane Furtado disse...

Até me emocionei! O que não é raro.

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Neuzza querida,

Gutiérrez tem razão. Mesmo as palavras mais doces e líricas carecem de intensidade, senão...
Olavo Bilac diz o seguinte: ..."Ninguém e nada é impassível. Nem sei se as pedras podem viver sem alma. Uma estátua, quando verdadeiramente bela, tem sangue e nervos".

AGNALDO NO ESPELHO disse...

Eliane,

A emoção é um bálsamo e um atestado de vitalidade, de saúde da alma.

Quando mais, melhor.

Que bom que algumas palavras minhas consigam causar tão belas reações.

Super beijo.