"PORQUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO" (Caetano Veloso).

segunda-feira, 13 de julho de 2009

CRÔNICA DA TARDE.


SOBRE GELO FINO

Às vezes me pergunto qual a razão. Qual a razão de manter um blog, por exemplo? Qual a razão desse exercício narcisista, desse desespero obcecado em expor sentimentos, opiniões, vísceras emocionais? Chega a ser uma escravidão, mas ela é deliciosa e ocupa os espaços que a sanidade vai cedendo ao mundo e ao cotidiano.

Perguntas para as quais raramente encontro respostas. Pois veja bem, mesmo quando se trata exclusivamente de uma opinião sobre o alheio, ainda assim se transforma em evisceração pública, terrivelmente íntima.

Agarro-me à justificativa mais cômoda, a que está à mão na hora do aperto. Ela me salva do afogamento em dúvidas e da desistência imediata. É assim porque tem de ser. Os textos são brotos de angústia, pedaços de insanidade ceifados e expostos a quem os queira ver.

É preciso coragem para um espelho tão gigantesco e real. Mostrar-se, prostrar-se diante da crítica alheia de forma que ela nos acerte de jeito. Na boca do estômago. Se não for assim, não faça. Não se atreva!

Um blog é um lago congelado onde o que está na superfície revela pouco (ou quase nada) de quem o escreve. Resta o oculto, o submerso sobre águas frias e profundas... Merece duas observações: para quem o produz, é aguardar que alguém se afogue nele; e para quem o lê, aceitar o risco iminente de caminhar sobre gelo fino. E só... (Como se não bastasse).

Nenhum comentário: