"PORQUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO" (Caetano Veloso).

terça-feira, 14 de julho de 2009

CRÔNICA DO DIA.


COISAS QUE NÃO SE APRENDE NOS LIVROS

Tenho sofrido de crônica. Não, não é isso! Não é de dor crônica ou doença que o valha. Sofrer de crônica é sofrer por muita crônica ou por pouca crônica. Vontade de falar todas as coisas; ainda que as palavras não saiam e as letras não grudem, briguem entre si. Invento um título.

Bom, um de cada vez; e se precisa ser assim, vamos ao dilema da manhã: “coisas que não se aprende nos livros”. É o título. Ora, foi o que me ocorreu. Achei bonito, enigmático, dá para colar nele um rabo deste tamanho, deixá-lo garboso (nossa, garboso é uma palavra de minha avó, vou anotar e usar mais, senão embolora), pavão da hora; veio me acudir.

Certo, mas quais são as tais coisas que não se aprende nos livros? Ah, vou lá saber... Bom, como fui eu o inventor desse assunto, vou arriscar uma: beliscão de mãe, depois que a gente é de adulto, não dói. É... Legal... Desafio todas as mães do mundo a beliscarem seus filhos adultos; (vai ser nossa vingança). Ninguém vai chorar nem deixar de fazer arte. Ninaninanina... (Ai, desculpa, ai, é brincadeira, mãe. Ai, não me belisca que dói. Pelamordideus. No meu irmão a senhora não faz isso, né?).

Voltando ao início: “coisas que não se aprende nos livros”. Item 2, parágrafo único: Ao desafiar sua mãe, faça isso quando ela estiver longe. Item 3: vigie para que ela não tenha unhas grandes. Item 4: se ela vier, corra (anda molóide). E a crônica sai do nada (melhor, nasce de um título).

Nenhum comentário: