"PORQUE NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO" (Caetano Veloso).

quarta-feira, 1 de julho de 2009

DA SÉRIE: POESIAS INACABADAS

UM ESCARAVELHO

Assustei-me
Era minha, era minha a antiga figura no espelho,
O hirto - escasso esqueleto - o velho rosto carcomido,
Também meu era o semblante, demasiado abatido.
Reflexos de minha alma nas asas do escaravelho.

Hesitei
Mãos de porcelana opaca, olhos acesos, vermelhos.
Onde se ocultara a sombra que me houvera consumido?
Sobre os altares de cera, sonhos calados, dissolvidos
Se misturavam ao brilho das asas do escaravelho.

Titubeei
O nada herdado ascendia. Herança de bom conselho.
Somente a amarga presença e o tempo desfalecido.
Passado e futuro mortos. Só o presente abstraído
No movimento incontível das asas do escaravelho.

Recuei
Qual maquinária infernal, qual um infame aparelho.
Giravam em torno de mim - por meu calor atraídos -
Fantasmas do que não fui, espectros desconhecidos,
Feito anjos que girassem com asas de escaravelho.

Esperei
O remoto e o vindouro unidos num mesmo cravelho
Como se assim me trancassem, mantivessem guarnecido.
Mas eu estava à deriva, por vermes-horas, comido,
E os meus restos eram cascas das asas do escaravelho.

Disparei
Como fazem os com maus dias, bando de velhos coelhos,
Se devoram, se amontoam, desmontam o que foi tecido.
Correm porque o tempo chega – temível - grande inimigo,
Deixando somente ausências nas asas do escaravelho.

Entreguei-me
Ao rigor dos anos ágeis, tombei sobre meus joelhos,
Por mais que mais me negasse, fora ultrajado e traído.
Há de gastar-me a velhice, como a um roto vestido,
Apagando-me p'ra sempre das asas do escaravelho.


(Em Recife-PE, 1º. De Julho de 2009. São 13h09. Esse poema deveria ser um dodecassílado, mas não o foi. Continua inacabado porque deixou de ser aquilo para o que estava destinado. Assim como todos nós, todos os que estão destinados a algo e acabam por se transformarem e outro, melhores ou piores ou, no mínimo, diferentes).

Quando houver tempo e oportunidade e palavras que caibam, vou transformá-lo naquilo que deveria ter sido. Por hora serve. Serve para o Blog.


P.S. Depois da primeira postagem já fiz algum retoque. Vai saber no que se tornará...

Nenhum comentário: